PPGOCTS | Grupos de Pesquisa


Grupos de Pesquisa liderados ou com participação dos professores do PPGOCTS

#FolkColab – Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas Híbridos de Organização do Conhecimento

Líderes: Raimunda Fernanda Santos e Juliana de Assis

Reúne pesquisadores, docentes e discentes de distintas formações interessados em desenvolver estudos teóricos, epistemológicos, bem como soluções e aplicações inovadoras relacionadas ao planejamento, criação e gestão de modelos, processos, produtos, instrumentos, ferramentas, serviços e sistemas colaborativos de indexação estruturados com base nas potencialidades de integração entre as semânticas emergentes das Folksonomias e demais Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC).

Comunicação, Redes, Políticas e Regime de Informação

Líder: Gustavo Freire

O Grupo de Pesquisa tem como objetivos: refletir acerca das redes de comunicação, a sua natureza, especificidades e potencial para desenvolvimento de novos conhecimentos; investigar políticas e regime de de informação nos mais variados contextos informacionais; desenvolver ações com vistas ao compartilhamento de informações em rede colaborando para a construção de uma inteligência coletiva na perspectiva de uma rede virtual de aprendizagem.

ACEGI UI – Acessibilidade e Gestão Inclusiva em Unidades de Informação

Líderes: Thayron Rodrigues Rangel e Daniela Francescutti Martins Hott

O grupo de pesquisa intitulado “Acessibilidade e Gestão Inclusiva em Unidades de Informação – ACEGI UI – objetiva identificar e analisar práticas inclusivas em unidades de informação, como arquivos, bibliotecas, centros de documentação e memória. Foca-se, de forma específica, na garantia da efetivação do direito de acesso à cultura, educação e informação, através da adoção de políticas, estratégias e práticas institucionais inclusivas.

ORCALAB – Organização e Representação do conhecimento abordagens linguísticas em arquivos e bibliotecas

Participantes: Luciana Monteiro-Krebs

A organização e representação conhecimento tratam de áreas fundamentais no âmbito da Ciência da Informação. Os processos, procedimentos, metodologias e abordagens encontram espaço privilegiado no universo dos arquivos e das bibliotecas, uma vez que, é por meio dessas instituições que a Ciência da Informação e a Organização e Representação se legitimam. O Orcalab tem publicado em revistas nacionais e internacionais da área de organização do conhecimento e ciência da informação. Tem publicado com regularidade nos congressos da International Society for Knowledge Organization e fóruns nacionais de Ciência da Informação.

GDI – Gestão, Desenvolvimento e Inovação

Líderes: Eliane Ribeiro Pereira e Antonio José Barbosa de Oliveira

O GDI estimula a articulação de pesquisas entre diferentes campos de conhecimentos, aplicados na realidade de empreendimentos, organizações, instituições e movimentos sociais. Propõe uma relação dialógica entre teoria e prática, o aperfeiçoamento da práxis investigativa dos intregrantes de seus projetos. Com isso, os trabalhos desenvolvidos no GDI buscam o envolvimento de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes de diversas unidades acadêmicas, bem como de diversos setores da sociedade, criando um ambiente propício para a aplicação dos conhecimentos teóricos e da integração de saberes nos projetos em desenvolvimento. As ações desenvolvidas no âmbito do GDI possibilitam a identificação de soluções para problemas enfrentados pelos empreendimentos, organizações e instituições (incluindo a universitária), servindo de caminho para o compartilhamento das informações e dos conhecimentos conhecimentos desenvolvidos intra e extra universidade.

GInfoEC – Gestão da Informação e Engenharia do Conhecimento

Líder: Sergio de Castro Martins

O Grupo de Pesquisa “Gestão da Informação e Engenharia do Conhecimento” (GInfoEC) tem como missão a inovação em produtos e serviços de informação e artefatos do conhecimento. Tem como foco a pesquisa teórica e aplicada em temas como Transformação Digital, Inteligência Artificial, Tecnologias Semânticas e Ontologias, Gestão de Conteúdo Organizacional (GED/ECM), Sistemas de Informação de Alto Desempenho e Análise de Dados no âmbito de empresas públicas ou privadas, além de órgãos governamentais diversos. O GInfoEC pretende constituir-se num laboratório (Think Tank) de soluções inovadoras, em nível científico, governamental e empresarial, no contexto de Smart Cities, programas governamentais de Ciência e Tecnologia e empresas que pensam e atuam de maneira disruptiva.

GPGU – Grupo de Pesquisa em Gestão Universitária

Líder: Antonio José Barbosa de Oliveira

A gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil tornou-se um campo complexo e desafiador, marcado por transformações profundas nas últimas décadas, quer no aspecto organizacional, quer nas questões que dizem respeito à produção, sistematização e disseminação do conhecimento. O setor público enfrenta demandas por eficiência, accountability e expansão com restrições orçamentárias, enquanto o setor privado vive uma dinâmica de forte concorrência, mercantilização e busca por diferenciação. Compreender essas dinâmicas é fundamental para o avanço da qualidade do ensino superior nacional. O GPGU se propõe a ser um observatório  para o estudo sistemático das questões que perpassam a gestão universitária. Seu diferencial está na abordagem que articula a análise organizacional (gestão) e as políticas educacionais com  referenciais históricos e sociológicos, observando as IES como organizações híbridas, sujeitas a lógicas internas (acadêmicas) e externas (econômicas, políticas e sociais).

Vitrina – Visualidades, Informação, Tecnologias e Representações em Ambientes Digitais

Líder: Tainá Regly

O VITRINA nasce da metáfora da vitrine para investigar como a informação e os dados são selecionados, organizados e representados nas TICs, dando forma a narrativas em ambientes digitais. Nosso objetivo é compreender como os processos de curadoria, mediação e representação moldam a forma como públicos diversos acessam, interpretam e (re)apropriam a informação e seus sentidos. Ao articular aportes da Ciência da Informação com perspectivas interdisciplinares, buscamos gerar reflexões teóricas e aplicações práticas que perpassam desde a organização da informação até a discussão sobre as dimensões éticas e políticas de sua visibilidade e, consequentemente, dos impactos sociais decorrentes dessa exposição.

Rede de Competência em Informação: Teorias e Práticas em Educação em Informação

Líderes: Marianna Zattar e Nysia de Sá

Relaciona-se com as atividades de ensino do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vislumbra-se a possibilidade de conexão direta com as disciplinas de serviços de informação e com as ações, projetos de pesquisa realizados desde 2016, os projetos de extensão universitária realizados desde 2015 e ação de extensão (Fórum de Competência em Informação) desde 2015. Além da Rede de Competência em Informação (Rede CoInfo) desde 2017.