Área de Concentração
Organização do Conhecimento, Informação e Sociedade
A área de concentração “Organização do Conhecimento, Informação e Sociedade”, contempla a Organização do Conhecimento como elemento transversal às esferas da gestão nas organizações, bem como os fenômenos informacionais que se ambientam na sociedade a partir do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Aborda teorias, metodologias, padrões e técnicas voltadas para a proposição de modelos, soluções e aplicações relacionadas ao planejamento, criação, implementação e gestão de processos, instrumentos, produtos e serviços, ancorados nas diversas tipologias de Sistemas de Organização do Conhecimento, em diferentes domínios do saber. Fomenta o desenvolvimento de pesquisas que articulem as dimensões teórica, aplicada, tecnológica, ética, linguística, política, cultural e social, tanto da informação em seus aspectos de gestão, quanto da organização e da representação do conhecimento.
Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1
Organização do Conhecimento e Tecnologias
Aborda a organização do conhecimento em interação com as tecnologias disponíveis, com foco em seus impactos no acesso, apropriação e uso da informação por organizações empresariais, científicas e governamentais. Considera a centralidade das teorias da classificação e da significação na modelagem de sistemas conceituais, bem como o relevante papel das tecnologias semânticas e da Inteligência Artificial na representação, recuperação e acesso à informação. Contempla o conjunto de teorias, métodos e práticas que fundamentam as fases de planejamento, construção, implantação, atualização e gerenciamento das metalinguagens que constituem os diversos tipos de sistemas de recuperação da informação.
Temáticas de pesquisa: Arquitetura da informação; Fluxos e processos de informação, Teorias e métodos aplicados à modelagem conceitual; Modelos e padrões de metadados; Organização do conhecimento e big data; Engenharia e reuso de sistemas conceituais e terminológicos; Representação e acesso à informação nos ambientes digitais colaborativos; Sistemas de recomendação e curadoria algorítmica; Sistemas de organização do conhecimento e diversidade cultural, Mapeamentos e interoperabilidade entre sistemas de organização do conhecimento, Gestão de conteúdo organizacional (GED/ECM).

Linha de Pesquisa 2
Informação, Gestão e Sociedade
Abrange as investigações que aliam teoria e prática na abordagem das questões e problemas informacionais no âmbito das organizações governamentais, não-governamentais e da sociedade em geral. Considera a multidimensionalidade e a complexidade da informação nas dinâmicas de rede, uma vez que é constantemente produzida, sistematizada, compartilhada, gerenciada e ressignificada em interação direta com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Compreende a sociedade atual permeada por fluxos informacionais de natureza variada que precisam ser gerenciados de forma a promover o uso mais assertivo da informação em ambientes e unidades informacionais distintos.
Temáticas de pesquisa: Gestão da informação e do conhecimento; Comunicação e informação nas organizações; Informação e memória; Mediação da informação; Cultura e informação; Práticas informacionais; Curadoria da informação; Redes sociais, Fluxos informacionais; Desinformação em ambientes digitais; Políticas de informação; Literacias informacionais.