PPGOCTS | Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa liderados ou com participação dos professores do PPGOCTS

#FolkColab – Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas Híbridos de Organização do Conhecimento


Líderes: Raimunda Fernanda Santos e Juliana de Assis

Reúne pesquisadores, docentes e discentes de distintas formações interessados em desenvolver estudos teóricos, epistemológicos, bem como soluções e aplicações inovadoras relacionadas ao planejamento, criação e gestão de modelos, processos, produtos, instrumentos, ferramentas, serviços e sistemas colaborativos de indexação estruturados com base nas potencialidades de integração entre as semânticas emergentes das Folksonomias e demais Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC).

Comunicação, Redes, Políticas e Regime de Informação


Líder: Gustavo Freire

O Grupo de Pesquisa tem como objetivos: refletir acerca das redes de comunicação, a sua natureza, especificidades e potencial para desenvolvimento de novos conhecimentos; investigar políticas e regime de de informação nos mais variados contextos informacionais; desenvolver ações com vistas ao compartilhamento de informações em rede colaborando para a construção de uma inteligência coletiva na perspectiva de uma rede virtual de aprendizagem.

ACEGI UI – cessibilidade e Gestão Inclusiva em Unidades de Informação


Líderes: Thayron Rodrigues Rangel e Daniela Francescutti Martins Hott

O grupo de pesquisa intitulado “Acessibilidade e Gestão Inclusiva em Unidades de Informação – ACEGI UI – objetiva identificar e analisar práticas inclusivas em unidades de informação, como arquivos, bibliotecas, centros de documentação e memória. Foca-se, de forma específica, na garantia da efetivação do direito de acesso à cultura, educação e informação, através da adoção de políticas, estratégias e práticas institucionais inclusivas.

DataLab – Laboratório de Dados, Métricas Institucionais e Reprodutibilidade Científica


Líderes: Fabiano Corrêa da Silva e Luciana Krebs

O DataLab – Laboratório de*Dados, Métricas Institucionais e Reprodutibilidade Científica desenvolve estudos sobre os Dados do ponto de vista do seu valor como substrato das pesquisas científicas. Centra-se em coletar informações, mensurar e analisar os conteúdos de repositórios e diretórios que contribuem na compreensão das conexões existentes entre a produção e o impacto científico. Por meio das Métricas Institucionais, busca identificar como o capital intelectual produzido pelas instituições justifica e desvela seu status nos rankings nacionais e internacionais a fim de verificar o panorama brasileiro em produção científica. A terceira área de estudos está relacionada às práticas que compõem a Reprodutibilidade da ciência tanto do ponto de vista institucional quanto dos pesquisadores. Sob a égide das políticas nacionais de pesquisa, são estudados os padrões de comunicação científica, nos níveis quantitativo e qualitativo, por meio do uso de indicadores acerca das prioridades oriundas das instituições de pesquisa.

GIEC – Gestão da Informação e Engenharia do Conhecimento


Líder: Sergio Martins

O Grupo de Pesquisa “Gestão da Informação e Engenharia do Conhecimento” (GIEC) tem como missão a inovação em produtos e serviços de informação e artefatos do conhecimento. Tem como foco a pesquisa teórica e aplicada em temas como Transformação Digital, Inteligência Artificial, Tecnologias Semânticas e Ontologias, Gestão de Conteúdo Organizacional (GED/ECM), Sistemas de Informação de Alto Desempenho e Análise de Dados no âmbito de empresas públicas ou privadas, além de órgãos governamentais diversos. O GEIC pretende constituir-se num laboratório (Think Tank) de soluções inovadoras, em nível científico, governamental e empresarial, no contexto de Smart Cities, programas governamentais de Ciência e Tecnologia e empresas que pensam e atuam de maneira disruptiva.

Informação, Conhecimento e Cultura em Múltiplos Ambientes – INFOCCULT


Líderes: Luciane Cavalcante e Ilemar Lansoni Wey Berti

Desenvolvimento de pesquisas voltadas à compreensão das relações estabelecidas pelos sujeitos com a informação, conhecimento e cultura em múltiplos ambientes de modo a propiciar a criação de significado e construção da realidade. As pesquisas realizadas pelo grupo visam contribuir tanto para o contexto de discussões teóricas, quanto à pesquisa prática no âmbito da Ciência da Informação ao que concerne à temática abordada, englobando ainda, temas como: comportamento e competência em informação, bem como da mediação cultural da informação, gênero, feminismos.

Rede de Competência em Informação: Teorias e Práticas em Educação em Informação


Líderes: Marianna Zattar e Nysia de Sá

Relaciona-se com as atividades de ensino do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vislumbra-se a possibilidade de conexão direta com as disciplinas de serviços de informação e com as ações, projetos de pesquisa realizados desde 2016, os projetos de extensão universitária realizados desde 2015 e ação de extensão (Fórum de Competência em Informação) desde 2015. Além da Rede de Competência em Informação (Rede CoInfo) desde 2017.